Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

No âmbito do "1º Seminário de Professores da Língua Portuguesa e Cultura Brasileira", na República Dominicana, foi proferida palestra cujo tema versou sobre o ensino do português para dominicanos e a experiência do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). A palestra foi ministrada por Rafaela Pascal e Alessandra Álvares, estudantes de mestrado e de graduação em Letras do CEFET-MG, respectivamente. Atualmente, as duas realizam estágio de três meses como professoras do Centro Cultural Brasil-República Dominicana (CCB-RD).

A contribuição acadêmica das duas professoras ao CCB-RD não é por acaso. Trata-se de resultado do processo de internacionalização do CEFET-MG, iniciado em 2012, com o objetivo de captar mais alunos estrangeiros para estudar naquela universidade. A realização de visitas de professores do CEFET-MG a oito universidades dominicanas, ao CCB-RD e ao Ministério de Educação Superior Ciência e Tecnologia (MESCyT) de São Domingos abriu caminho para que estudantes dominicanos pudessem realizar estudos de graduação e pós-graduação no Brasil, graças à assinatura de convênios entre três universidades brasileiras e o MESCyT. Atualmente, há quatro convênios assinados com o CCB, dos quais três já realizaram, pelo menos, uma atividade. 

Em abril de 2013, oito estudantes de mestrado em Engenharia Civil, foram selecionados pelo próprio Centro Cultural, que realizou curso especial de preparação na República Dominicana, dirigido àqueles estudantes. Além disso, dez profissionais dominicanos participaram do edital de 2014/1 da universidade, sendo que seis deles foram aprovados e se encontram atualmente estudando com bolsa exclusiva do CEFET. O processo foi repetido em agosto de 2014, com mais dois estudantes selecionados para o mestrado. 

Para o segundo semestre de 2015, além da engenharia civil espera-se que outros estudantes dominicanos participem dos processos seletivos nas áreas de administração, engenharia elétrica e modelagem matemática e computacional.

 

 A palestra foi ministrada por Rafaela Pascal e Alessandra Álvares