Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Jovens cabo-verdianos receberam de forma positiva a nova norma que estipula a obrigatoriedade de obtenção do CELPE-BRAS para aqueles que almejam uma candidatura para vagas no ensino superior brasileiro por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

O CELPE-BRAS é um Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, conferido a quem tiver um desempenho satisfatório em teste padronizado de português feito pelo Ministério da Educação. O exame é aplicado não somente no Brasil, mas também em outros países, e possui o apoio do Ministério das Relações Exteriores. É um exame aceito internacionalmente por firmas e instituições de ensino para fins de comprovação de competência na língua portuguesa.

A terceira edição do CELPE-BRAS acaba de ser encerrada, após ter sido aplicada a 277 alunos provenientes de seis das nove ilhas de Cabo Verde.  Apesar de todas as dificuldades ensejadas pela alta demanda de participantes, a edição foi um sucesso, e, com ela, podemos inferir que os jovens estão totalmente abertos e disponíveis a novos desafios.  As provas foram realizadas durante 4 dias, e, ao final da avaliação, os alunos responderam a um questionário com a finalidade de opinar sobre o exame e dar sugestões para seu aprimoramento.