Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

No dia 30 de março de 2016, o Centro Cultural Brasil-Suriname (CCBS) concluiu o segundo nível do curso de português ministrado para integrantes do Corpo de Polícia (conhecido pela sigla KPS) e do Corpo de Polícia Militar (KMP) daquele país.

A oferta de cursos de português à polícia pelo CCBS insere-se no contexto de aprofundamento da cooperação policial Brasil-Suriname. Objetiva auxiliar o trabalho das autoridades locais a manter contatos com brasileiros, em especial no controle migratório em aeroportos e no trabalho em regiões de garimpo.

Além disso, ensinar português viabiliza sua participação desses profissionais em treinamentos oferecidos pela Polícia Federal no Brasil.

Os aprovados de ambas as instituições policiais manifestaram interesse em dar continuidade aos estudos nos demais níveis oferecidos pelo CCBS. Apesar da carga diária da rotina de trabalho, não houve perda de ritmo no aprendizado.

Os próprios policiais destacaram que o curso foi bastante proveitoso, sobretudo ao realizar simulações do cotidiano, com vocabulário específico e adequado ao aprendizado.

A sequência do curso ocorrerá no segundo trimestre de 2016 do calendário do CCBS, de 9 de maio a 21 de julho.

 

Edifício-sede do Centro Cultural Brasil-Suriname