Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

O Centro Cultural Brasil-Finlândia (CCBF) realizou "Bate-Papo com Jéferson Assumção", evento organizado em parceria com a livraria "Gaudeamus Kirja & Kahvi" e com a editora finlandesa "Into, em que o autor - um dos representantes da "Primavera Literária Brasileira", realizada na Sorbonne, em Paris, entre 21 e 31 de março - falou de suas obras mais recentes: o livro de contos "Cabeça de Mulher Olhando a Neve" e o romance de ficção "Notas sobre Turíbio Nunes, escritor caído". A palestra teve lugar na livraria Gaudeamus Kirja & Kahvi, situada no campus central da Universidade de Helsinque.

A palestra, proferida em língua portuguesa, contou com a presença de diversos estudantes do Departamento de Línguas Românicas da Universidade de Helsinque e do CCBF, além de membros da comunidade local falantes da língua portuguesa. Além do autor brasileiro, o Professor Teivo Teivainen, Diretor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Helsinque, atuou como entrevistador e moderador do evento.

Além de uma abordagem histórica inspiradora sobre a diversidade da cultura e da literatura brasileira, Jéferson Assumção falou sobre sua obra e sobre seu trabalho como Assessor e Coordenador-Geral de Livro e Leitura no Ministério da Cultura, onde ajudou a implementar o Plano Nacional do Livro e Literatura (PNLLL).