Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

O Centro Cultural Brasil-Finlândia (CCBF) realizou, em 17 de março corrente, na livraria "Arkadia", em Helsinque, o evento "Janela Literária: um panorama da literatura afro- brasileira".

O tema foi abordado pelas professoras do Centro Patrícia Ribeiro e Bianca Benini, que conduziram painel sobre a vida e as obras de seis autores negros consagrados, cujas literaturas levantam questões relativas à identidade e à cultura afro-brasileira. Foram eles: Luis Gama, Maria Firmina dos Reis, João da Cruz e Souza, Solano Trindade, Carolina de Jesus e Conceição Evaristo.

O evento foi divido em duas partes: na primeira, fez- se um panorama sobre a vida dos autores, além de uma breve análise da obra principal de cada um; na segunda, foi realizado um debate. A maioria dos presentes fizeram perguntas e comentários que evidenciaram a grande curiosidade que o tema desperta nos finlandeses.

O evento contou com a presença de cerca de 25 pessoas, entre os quais: alunos do CCBF, alunos do curso de letras da Universidade de Helsinque e mebros da comunidade local falante de língua portuguesa. Frente ao interesse local, o CCBF poderá transformar o "Janela Literária" em evento anual para abordar temas diversos da literatura contemporânea brasileira.