Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

O Centro Cultural Brasil-Finlândia (CCBF), em parceria com o Instituto Camões, celebrou o "Dia Internacional da Língua Portuguesa" no dia 5 de maio de 2017, na Residência Oficial do Embaixador de Portugal. O evento foi aberto por discursos proferidos pelo Embaixador do Brasil António Francisco Da Costa e Silva Neto e pelo Embaixador de Portugal António Manuel Da Costa Moura, em que ambos enfatizaram a importância da difusão da língua portuguesa como forma de estreitar laços e romper barreiras culturais. Para homenagear a data, organizou-se recital de poesias com o objetivo de divulgar a produção lusófona e ressaltar os traços de uma identidade comum na língua portuguesa.                                      
No dia 17 de fevereiro de 2017, o Centro Cultural Brasil-Finlândia (CCBF) realizou a "Oficina de Danças Brasileiras para Crianças", visando promover a língua portuguesa e a cultura brasileira no país escandinavo. No evento a dupla "Frutos do Som", composta por Aurora Martins e Leandro Pelajo, formados em educação artística e radicados na cidade de Turku, antiga capital da Finlândia, ensinou aos participantes cantigas de roda, ciranda e diversos ritmos brasileiros como o Côco, Cacuriá, Jongo, Caroço e Maracatu. Fotos do evento podem ser vistas na página oficial do CCBF AQUI.  
Durante o ano de 2016, o Centro Cultural Brasil-Finlândia (CCBF) realizou diversas atividades extracurriculares para incrementar a programação cultural. No mês de janeiro o CCBF organizou uma apresentação no âmbito dos Jogos Olímpicos, durante a Feira Internacional do Turismo, com a participação do atleta paralímpico Pekka Mattila. Em março as atividades foram voltadas para a literatura com o Bate-papo com Jéferson Assumção um dos representantes da "Primavera Literária Brasileira" e com o evento intitulado "Janela literária: um panorama da literatura afro-brasileira". Para o público infantil foi organizado piquenique de encerramento da oficina de língua portuguesa para crianças realizado em maio, o Festival Cultural Iberoamericano "Kolibri" em duas edições realizadas em junho e setembro, e evento de "dia das crianças" com tarde de brincadeiras realizado em outubro. Sessões de cinema foram organizadas durante os meses de março, abril, agosto e novembro,

No âmbito da celebração dos 15 anos do Centro Cultural Brasil-Finlândia (CCBF) e no ensejo da presença do escritor Paulo Lins na Finlândia, a fim de promover o lançamento do livro "Cidade de Deus", de sua autoria, em finlandês, o CCBF realizou, respectivamente, em novembro de 2016, sessão de cinema com o filme homônimo ao livro seguida de coquetel, e uma mesa redonda com vistas a discutir a realidade brasileira. O evento contou com a participação de alunos e amigos do CCBF, alunos da Universidade de Helsinque, professores de língua portuguesa na Finlândia, produtores culturais e membros da comunidade brasileira local. Confira mais fotos do evento AQUI.                                                                      

No 1° semestre de 2016, o Centro Cultural Brasil-Finlândia ofereceu cursos especiais voltados para a prática da língua portuguesa e divulgação da cultura brasileira para alunos de nível avançado. Os temas desenvolvidos pelas professoras do CCBF foram: "Relações Raciais nas Telenovelas Brasileiras".  O curso teve por objetivo apresentar o universo das telenovelas brasileiras, tendo como tema central a dinâmica das relações raciais na sociedade brasileira, discutir os papéis sociais atribuídos a personagens afrodescendentes em tramas de destaque no cenário da teledramaturgia brasileira, leitura de textos relacionados ao tema, debates e exibição de trechos de telenovelas antigas e modernas previamente selecionadas. "Clube da Cultura: atualidades brasileiras". Nesta edição do Clube, os alunos foram convidados a escolher temas atuais para serem estudados durante o curso. Os temas escolhidos foram bem variados, abrangendo diferentes campos de conhecimento: meio ambiente, saúde e história da

O Centro Cultural Brasil-Finlândia realizou, no dia 31 de agosto de 2016, a primeira edição do Cine-CCBF do semestre, para dar as boas-vindas a novos alunos e membros da comunidade local interessados em cinema e cultura brasileira.   O filme escolhido foi a comédia "Trair e coçar é só começar", de Moacyr Góes.   Durante a sessão, foram oferecidos pipoca e guaraná aos participantes.