Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Realizou-se, em dezembro de 2016, nas instalações do Centro Cultural Brasil-Guiana (CCBG), curso de atualização para os professores do CCBG, ministrado pelo professor da Universidade de Brasília (UNB), José Carlos Paes de Almeida. Além dos professores do Centro Cultural, o evento contou com a presença de professores de português do ensino secundário de algumas das escolas públicas de Georgetown, capital do país.                                  
O Centro Cultural Brasil-Guiana (CCBG) realizou, no dia 28 de outubro de 2016, uma série de atividades em comemoração ao Dia das Crianças. A celebração teve lugar nas dependências do CCBG, com decoração em cores alegres, balões e temas infantis. Sob a orientação de professores e de alunos voluntários do CCBG, as crianças foram agrupadas segundo sua faixa etária e se divertiram com brincadeiras e músicas brasileiras, ouviram histórias do nosso folclore, desenharam e confeccionaram bonecos. Ao final, foi servido lanche com salgados e doces brasileiros. Imagens do evento estão disponíveis na página Facebook do CCBG, confira AQUI.                                                
Realizou-se, no dia 25 de junho de 2016, no Centro Cultural Brasil-Guiana (CCBG), em Georgetown, festa junina com apresentação de quadrilha infantil com crianças brasileiras e guianenses ensaiadas pela ONG "Comunidade de Brasileiros Amigos da Guiana". Foram também organizadas brincadeiras como pescaria, bola ao alvo e corrida para calçar sapatos, entre outros. Ao anoitecer o CCBG apresentou o "Casamento na Roça e Quadrilha", a "Dança da Boneca" e a "Dança do Calipso", com os alunos do Centro Cultural e amigos. Houve uma quadrilha improvisada, organizada por membros do Conselho de Cidadãos Brasileiros na Guiana. As comidas e bebidas típicas brasileiras foram vendidas por brasileiras residentes na Guiana.   Para ver mais fotos acesse a página do CCBG aqui.
O Centro Cultural Brasil-Guiana (CCBG) realizou, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), atividades na área de teatro, no período de 5 de março a 4 de abril de 2016. A programação, organizada no âmbito do Programa de Mobilidade Internacional, foi implementada por meio do projeto “Teatro – Integração entre Culturas Brasil-Guiana”, executado pelo professor-doutor Romualdo Palhano, docente criador do curso de teatro da Unifap. Entre as atividades oferecidas estavam Oficina de Teatro para Professores do CCBG, de 9 a 17 de março; “Práticas Lúdicas e Teatrais para a Promoção da Cultura Brasileira”; ”Oficina de Teatro Brasileiro”, para alunos do CCBG, de 29 a 31 de março; “Jogos Dramáticos Infantis”, no dia 1º de abril; Animação infantil no Carnaval e Mashramani 2016, no dia 2 de abril; e a palestra “Teatro Brasileiro no Platô das Guianas: Relações Interculturais”,

O Centro Cultural Brasil-Guiana (CCBG) organizou, no final de 2015, a Oficina de Caipirinha, com alunos do próprio Centro e convidados. Na ocasião, os voluntários Kristoffer Sundar e Keisha Chin puderam preparar o tradicional aperitivo brasileiro, que foi degustado e aprovado pelos presentes. Na busca de promover a gastronomia brasileira, o CCBG organizou, também, o encontro "Sabores Amazônicos", que apresentou aspectos da gastronomia da região amazônica, com especial ênfase ao açaí. O encontro promoveu apresentação sobre o açaí e seus benefícios à saúde, bem como seu papel na cultura da região amazônica e sua inserção no mercado internacional. O estilo "Café Regional" do evento permitiu a degustação também de tapioquinhas, que puderam ser acompanhadas de chá ou do tradicional café vespertino.        
O Centro Cultural Brasil-Guiana realizou, recentemente, o curso de Metodologia do Ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), na sede da unidade em Georgetown, capital da Guiana. O curso foi ministrado pelo professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Amapá, Dr. Mário Martins. O projeto foi pensado a capacitar professores e profissionais que atuam no ensino da língua portuguesa em escolas públicas da Guiana, onde o idioma integra o currículo do ensino médio 2013, bem como nas escolas de línguas da capital. O treinamento teve uma semana de duração. Participaram do curso mais de 20 professores do Centro Cultural Brasil-Guiana, da rede pública de Ensino e do International Language Institute.    Participantes do curso de português