Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Palestra aborda projeto da Catedral de Brasília

O Centro Cultural Brasil-Líbano (CCBL), em parceria com a FabLab Beirut, realizou uma oficina de prototipagem da Catedral de Brasília, que apresentou diversos aspectos da construção do edifício, de sua história e planejamento ao design e projeto estrutural. 

A abertura do evento ficou por conta do Primeiro-Secretário e Chefe do Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Beirute, Adam Jayme Muniz, que falou sobre a construção de Brasília e a logística necessária para criar a cidade, entre 1958 e 1960, bem como sobre os traçados iniciais de seu planejamento pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. O diplomata apresentou a catedral desde sua pedra fundamental até a conclusão de sua construção, abordando seu posicionamento na cidade, a organização do seu interior e seu conceito.

Na sequência, a designer Hadil Ankouny da empresa FabLab, detalhou a estrutura da hipérbole da igreja e suas 16 colunas de concreto e, através de um programa de computador, imprimiu em 3D , uma pequena amostra de uma das colunas. O secretário Adam, encerrou a oficina falando sobre a estética e outras curiosidades sobre a catedral e respondendo a perguntas. Ao todo, 20 pessoas estiveram presentes.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página