Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

O semestre letivo no Centro Cultural Brasil – Líbano (CCBL) encerrou-se entre  25 e 26 de julho de 2017. Nesses dias, o Centro Cultural foi decorado com temas juninos e os alunos dos níveis iniciais do CCBL participaram de gincana conduzida pelas professoras. Divididos em grupos, os alunos responderam a perguntas em português sobre festas juninas. No fim da festa, cerca de 90 pessoas lotaram o último andar do CCBL para assistir à exibição do filme "A última estação", com a presença do ator libanês Mounir Maasri e do produtor Georges Karam. O filme, baseado em histórias reais, retrata a experiência de imigrantes libaneses no Brasil.
Dez crianças portadoras de síndrome de Down estiveram no centro de projeto do Centro Cultural Brasil-Líbano (CCBL), nos dias 5 e 12 de julho de 2017, em parceria com a associação "Al Majal", organização não governamental libanesa que trabalha com pessoas especiais.  No primeiro dos encontros, sob a orientação de Mireille Abboud, especialista em atividades para pessoas com dificuldades motoras, cognitivas e de percepção, foram realizados experimentos interativos para conscientização sobre a importância da higiene pessoal. Também as crianças assistiram a apresentação de imagens do Brasil e responderam questionários sobre a cultura brasileira. No segundo encontro, a artesã Katia Awar distribuiu desenhos dos personagens do "Sítio do Picapau Amarelo" entre os participantes, para que fossem coloridos e vestidos pelas crianças. E no final do evento, as crianças, instruídas pela artista brasileira Naima Yazbeck, dançaram ao som de ritmos típicos do

O CCBL, em comemoração ao Dia das Crianças, que no Líbano é celebrado no dia 24 de março, apresentou a peça "Pluft, o fantasminha", de Maria Clara Machado, que deu a oportunidade a crianças brasileiras no exterior de praticar o uso da língua portuguesa e conhecer uma importante autora brasileira. A professora Natalie Nasif cuidou da preparação de seis alunos dos cursos infantis do Centro Cultural Brasil-Líbano, que interpretaram com desenvoltura as falas em português, seguidas de versão na respectiva língua escolar, francês ou inglês.                   
O CCB Líbano realizou em 17 de março de 2017 o evento "O barroco em Portugal e Brasil". Mia Vieira-Azar, presidente da Associação dos Amigos de Portugal, proferiu palestra sobre a arquitetura barroca em seu país. A participação brasileira ficou a cargo dos alunos do curso avançado de língua portuguesa, que fizeram apresentação da biografia e obra de Aleijadinho e Mestre Ataíde e declamação do poema "O Aleijadinho e os Profetas", de Drummond de Andrade. Trinta e seis pessoas, entre alunos, membros do grupo "Amigos de Portugal" e demais interessados, participaram do evento.  
Mais de mil pessoas estiveram presentes no carnaval do Centro Cultural Brasil-Líbano, realizado no dia 10 de março de 2017, em Beirute, capital do Líbano. Toda área interna e externa do CCBL foi tomada pelos visitantes, entre os quais havia cristãos e muçulmanos; libaneses, brasileiros e outros estrangeiros. A programação teve inicio com a banda Xangô Livre, que interpretou músicas tradicionais de carnaval. Em seguida, doze tambores do Bloco Rubra Rosa, coletivo liderado pela artista baiana radicada em Beirute Roberta Meireles, entusiasmaram o público com o ritmo da percussão. Tambores e cantores se encontraram no palco e promoveram momentos de descontração no CCBL. A marca "Carnaval do Brasil", combinada à reputação do Centro Cultural, atraiu público numeroso e diverso para o evento, que foi divulgado em mídias sociais e  jornais locais. A publicidade e a programação da noite enfatizaram a

O público de Beirute lotou o Centro Cultural Brasil-Líbano no dia 23 de fevereiro de 2017 para o recital da pianista Leticia Gómez-Tagle. A artista mexicana, radicada em Viena, executou peças europeias e mexicanas para piano e finalizou com "Odeon", de Ernesto Nazareth. Gómez-Tagle é uma entusiasta do compositor brasileiro e gravou obras suas para os selo Ars Produktion e Urtext .    A apresentação resultou da colaboração entre o Centro Cultural Brasil-Líbano e o Kulturzentrum Beirute, a Embaixada da Alemanha e a Embaixada do México. Fotos do evento encontram-se na pagina oficial Facebook do CCBL AQUI.