Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

A cidade de Barcelona comemorou, no dia 23 de abril, dia especial referente ao patrono da Catalunha, de Sant Jordi (São Jorge, em catalão), data que faz parte do calendário de festas populares da Catalunha. Também celebrou o dia do livro, pois coincide com o dia em que morreram Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

Este ano, pela primeira vez, o Centro Cultural do Brasil em Barcelona, na Espanha, participou das comemorações com a montagem de um estande de livros localizado em frente à sua sede, em ponto histórico da cidade e local de intenso fluxo de turistas. No estande, voluntários revezaram-se para distribuir livros em português, marcadores de livros produzidos pelos funcionários do Centro Cultural e material de divulgação do Brasil.

O dia de Sant Jordi tem importância singular na Catalunha e propicia celebrações que incluem troca de livros e rosas entre pessoas queridas. Segundo estimativas foram vendidos 7 milhões de rosas e cerca de 1,5 milhão de livros vendidos nesse dia, o que representa 5% do total de livros vendidos na cidade de Barcelona.

 Estande com obras brasileiras na ação

 

Voluntários no estande do Centro Cultural do Brasil em Barcelona

 

O dia de Sant Jordi, na Espanha, propicia troca de livros e rosas entre pessoas queridas