Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Ocorreu, no dia 8 de julho de 2017, nova sessão do projeto "Conta Contos", no Café Literário Bustamante, no bairro de Providencia. Dessa vez, as contadoras Anna Magdalena Machado Bracher, também diretora do Centro Cultural Brasil-Chile (CCBRACH), e Margarita Reyes Olguín recitaram, por meio de versão ilustrada, o conto "O planeta Lilás", de Ziraldo, e o conto chileno "A fuga da torta", que foi relatado em forma de teatro portátil. Na sequência, as crianças criaram mascaras alusivas ao livro de Ziraldo.                                                                                                                  
O Centro Cultural Brasil-Itália (CCBI) recebeu, de 12 a 15 de junho de 2017, o historiador brasileiro Sidney Chalhoub, da Universidade de Harvard, que ministrou o curso "Trabalho e Gênero em Machado de Assis" para  alunos do Centro Cultural e pesquisadores das áreas de literatura e ciências humanas. O curso, idealizado como atividade extracurricular na semana de encerramento do ano letivo do CCBI, foi dividido em três módulos: Mundos do Trabalho em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", O mundo de Sofia em "Quincas Borba" e "Mundos Femininos em Contos Machadianos".     Mundos do Trabalho em "Memórias Póstumas de Brás Cubas": https://www.youtube.com/watch?v=yxZpCTCXGkE&index=1&list=PLkLdj6pxzj7q2e24B9lZJkDEoUzyOEeTd O mundo de Sofia em "Quincas Borba": https://www.youtube.com/watch?v=zmX7nNDMo8c&index=2&list=PLkLdj6pxzj7q2e24B9lZJkDEoUzyOEeTd "Mundos Femininos em Contos Machadianos": https://www.youtube.com/watch?v=X1IzfvO1MG8&index=3&list=PLkLdj6pxzj7q2e24B9lZJkDEoUzyOEeTd                                                  

Aproveitando a presença do professor Nelson Viana, da Universidade Federal de São Carlos, da coordenadora pedagógica Neucilene Silva, do Centro Cultural Brasil-Argentina, e da professora Solange Viola, do Centro de Estudos Brasileiros de Assunção para o 2° Simpósio Internacional de Português Língua Estrangeira (PLE) em Lima (19-21/6), foram realizadas, no dia 22 de junho de 2017, sessões de capacitação do corpo docente do Centro Cultural Brasil-Peru (CCBP), dentro do Programa de Formação Intensiva Continuada (PROFIC). Os temas tratados tiveram como base a abordagem comunicativa para o ensino de PLE, levando em consideração conhecimentos adquiridos em edições anteriores do PROFIC e necessidades acadêmicas particulares apresentadas em diversas reuniões pedagógicas. A partir de tais discussões e reflexões os professores avaliaram diferentes caminhos para enfrentar os desafios atuais do ensino de PLE no CCBP, tanto nos cursos regulares quanto em tarefas, projetos  e

A cidade de Guimarães, situada ao norte de Portugal, foi palco, no dia 16 de maio de 2017, de seminário sobre a língua portuguesa organizado pela Universidade do Minho. Foram temas do encontro a língua portuguesa e sua importância estratégica na CPLP, a língua portuguesa como língua de economia e negócios, e o valor cultural da língua portuguesa. O Embaixador brasileiro em Portugal Gonçalo Mello Mourão, em mesa de trabalho com a presença da ex-Ministra da Cultura de Portugal Isabel Pires de Lima, discorreu sobre a língua portuguesa e a CPLP. Participaram do evento ainda outras autoridades, como o Presidente da Câmara Municipal e a Secretária de Cultura de Guimarães, a Vice-Reitora da Universidade do Minho, a Diretora Geral da CPLP e o Administrador-Geral da Fundação Calouste Gulbenkian.                          

O Centro Cultural Brasil-República Dominicana (CCB-RD) transformou-se, em 24 de junho de 2017, num grande arraial, graças ao patrocínio do grupo "Amigos do CCB-RD" e de empresas brasileiras e dominicanas. Mais de 450 pessoas participaram da festa junina, aprendendo mais sobre a cultura brasileira e sobre esses folguedos tão tradicionais no Brasil. Alunos e ex-alunos do CCB-RD e de outros centros que ministram cursos de português, bem como brasileiros residentes em São Domingos e curiosos locais se divertiram em brincadeiras como corrida de saco, corrida do ovo, dança da laranja. A festa ainda contou com comidas típicas e outras atrações, como pescaria e concursos de melhores fantasias juninas.  

Entre 19 a 21 de junho de 2017, profissionais peruanos da capital e do interior do país envolvidos com o ensino da língua portuguesa ocuparam o Centro Cultural Brasil-Peru para o 2° Simpósio Internacional de Português Língua Estrangeira em Lima. Professores de idioma, coordenadores pedagógicos, tradutores e intérpretes, além de representantes de centros de idioma, acompanharam a programação, que incluiu minicursos de capacitação, palestras de especialistas, mesas temáticas e fórum de discussão. Representantes do Centro de Estudos Brasileiros de Assunção e do Centro Cultural Brasil-Argentina também participaram do evento.

Foram objetivos do evento: (I)  o debate sobre a atualidade do ensino de português como língua estrangeira (PLE) no país, (II) ouvir especialistas, (III) intercambiar ideias e impressões, (IV) debater a utilização de materiais pedagógicos, (V) metodologia e preparação para o Celpe-Bras.

O público reagiu muito positivamente à palestra do professor Nelson Viana, da Universidade Federal de São Carlos, sobre "PLE na prática: interculturalidade e superação da interlíngua".  Também tiveram excelente repercussão a mesa redonda sobre ensino e aprendizado da língua portuguesa, organizada pelas coordenadoras pedagógicas Neucilene Silva e Jaqueline Moura com a ajuda da representante do Centro de Estudos Brasileiros de Assunção, Solange Viola,  e a exposição sobre aspectos contemporâneos do ensino da língua portuguesa do chefe do Setor Cultural e de Cooperação Educacional da Embaixada do Brasil em Lima, Jonas Paloschi.