Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Centros Culturais Brasileiros

Assunção

Barcelona

Bissau

Beirute

Buenos Aires

Cidade do Mexico

Georgetown

Helsinque

La Paz

Lima

Luanda

Maputo

Nicarágua

Panamá

Paramaribo

Porto Príncipe

Praia

Pretoria

Roma

Santiago

São Domingos

São Salvador

São Tomé

Tel Aviv

 

Centros Culturais Brasileiros

Os Centros Culturais Brasileiros (CCBs) são extensões das embaixadas a que estão vinculados. Os primeiros centros resultaram de missões culturais enviadas pelo Itamaraty, nos anos 1940, a embaixadas na América do Sul. Atualmente, os 24 centros em atividade distribuem-se em quatro continentes: África (6), América (13), Europa (3) e Oriente Médio (2).

As atividades dos CCBs concentram-se no ensino da língua portuguesa, em sua vertente brasileira. Abrangem, também, exposições, concertos, seminários, palestras, entre outras iniciativas voltadas à difusão da cultura brasileira.

No que tange aos cursos de português, os CCBs oferecem módulos diversos, direcionados a diferentes objetivos. Destacam-se os cursos que preparam os alunos para o CELPE-Bras, bem como para o exercício de determinadas atividades profissionais que demandam a proficiência em português brasileiro. Entre elas, destacam-se a diplomacia (há parcerias entre CCBs e escolas diplomáticas locais) e funções jurídicas e militares em países fronteiriços ao Brasil (na América do Sul, por exemplo, determinados CCBs capacitam membros das Forças Armadas locais).

 

Fim do conteúdo da página