Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

 

A Rede Brasil Cultural selecionou uma amostra variada de curtas-metragens brasileiros que podem ser utilizados em sala de aula tanto para ensinar português quanto para conhecer um pouco mais sobre a cultura brasileira.

A maioria dos filmes está disponível no website Porta Curtas (http://portacurtas.org.br/), com descrições detalhadas, sugestões de uso pedagógico e roteiros disponíveis para impressão.

 

{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=NAApOKrH318{/youtube}

Neste curta-metragem premiado no Festival de Gramado (melhor edição, 1988)e no Festival de Havana (melhor filme de ficção, 1988), um rapaz volta a 16 de julho de 1950 para tentar evitar a falha do goleiro Barbosa, que tirou a Copa do Mundo de Futebol do Brasil em plena inauguração do estádio do Maracanã.

Indicado para abordar, além da língua portuguesa, aspectos da geografia e da história do Brasil.

 

 

{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=jaxbudiXK54{/youtube}

O curta-metragem traz fragmentos de infância e a descoberta do mundo pelo olhar curioso, perplexo e profundo da criança-escritora Clarice Lispector.

Indicado para abordar a literatura brasileira.

 

 

 

{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=mEbR8IVjLas{/youtube}

Durante duas décadas, Luís Fernando Verissimo desenhou tiras em que cobras envolvem-se nas mais inusitadas situações. Este filme realiza animação das famosas tiras, que são apresentadas por um urubu.

O curta-metragem possibilita abordagem diferenciada da língua portuguesa e da cultura brasileira.

 

 

 

 

{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=x4wUo8Oo-Nw {/youtube}

Essa animação aborda aspectos positivos e negativos da sociedade brasileira, ao retratar, de modo bem humorado, o nascimento, vida e morte repentina dos irmãos Willians, que formaram um grupo de pagode paulistano.