Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Café com Letras incentiva a leitura em São Tomé e Príncipe

Written by Matheus Felix de Moraes Queiroz | Created: Thursday, 28 November 2019 16:58
imagem sem descrição.

O Centro Cultural Brasileiro em São Tomé e Príncipe – CCBSTP hospedou, no dia 13 de novembro, a 28º edição do encontro literário e gastronômico “Café com Letras”, na capital da ilha, pelo CCB em parceria com o leitorado brasileiro na Universidade de São Tomé e Príncipe.

O evento aconteceu na sala de exposições do CCBSTP, onde foram expostos painéis sobre a biografia da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus e sua obra “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada”. A leitora do Brasil na Universidade de São Tomé e Príncipe, Janaína Viana da Conceição, falou mais sobre o livro, no qual Carolina narra seu cotidiano como catadora de papel, na São Paulo da década de 50.

A ideia do Café com Letras é promover a literatura brasileira “com o o objetivo de incentivar a leitura e a formação de leitores, aliando encontros para se conversar sobre obras literárias conjuntamente com a degustação de pratos da culinária brasileira” explicou Viana. O projeto é destinado não somente para alunos universitários, mas também para a comunidade em geral. “É um ótimo momento para estreitar laços interculturais entre Brasil e São Tomé, uma vez que se torna um espaço [para] compartilhar comidas típicas e trocar ideias sobre aspectos culturais brasileiros e são-tomenses a partir da discussão de textos literáriosconclui.

Estavam no evento alunos e professores do CCBSTP e da USTP, representantes da comunidade brasileira residente em STP, como o Embaixador Brasileiro Vilmar Coutinho e algumas personalidades da sociedade santomense, como o diretor da Rádio Jubilar, Alessander Pinto.

 

A Leitora Janaína e a Diretora do Centro Leila, recebem congratulações do público / Divulgação.

 

Para acompanhar as conversas e trocas, os presentes puderam participar de um café-buffet com pão de queijo e bolo de fubá com goiabada / Divulgação.

 

Café com Letras no Rádio

No dia 15 de novembro, o evento foi até a Rádio Jubilar, de São Tomé. A diretora do Centro Cultural, Leila Quaresma, e a leitora, Janaína Viana, promoveram o Café com Letras no programa “Estação Brasil”. Viana tratou novamente da obra "Quarto de Despejo – Diário de uma favelada” e da sessão, promovida no CCBSTP sobre a escritora Carolina Maria de Jesus. A iniciativa marca a estreia de conversas sobre livros na Rádio Jubilar.

 

Leitora e Diretora, na Rádio Jubilar.

 

Divulgação do Evento.

 

Fim do conteúdo da página