Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Caixa Viajante do CCB-Argentina passeia por escolas de Buenos Aires

Written by Gabriel Gonçalves | Published: Monday, 09 September 2019 17:56

Uma caixa viajante é a proposta do Centro Cultural Brasil-Argentina (CCBA) para levar a literatura brasileira a escolas de Buenos Aires. São 30 livros de autores consagrados da literatura infanto-juvenil brasileira, como Ziraldo, Ruth Rocha e Pedro Bandeira, entre outros.

O projeto, em parceria com escolas públicas de Buenos Aires que ensinam língua portuguesa, visa ampliar o acesso dos alunos à literatura brasileira por meio de atividades pedagógicas, desenvolvidas pelos professores das escolas, como leitura dos livros, desenhos e conversas sobre as obras e os autores.

Como primeira experiência, o projeto entregou, em 10 de maio, os livros à Escola Plurilíngue 10 do Distrito Escolar 21. Entre as várias atividades realizadas na escola, uma conversa sobre medo e vergonha foi usada para ampliar o vocabulário e interpretação de texto dos alunos do primeiro ano. A conversa foi realizada após a leitura do livro “Quem tem medo do ridículo”, da premiada autora brasileira e membro da Academia Paulista de Letras, Ruth Rocha, e resultou em uma série de desenhos feitos pelos alunos.

 

 

Desenhos feitos por alunos do primeiro ano após conversa baseada no livro “Quem tem medo do ridículo” de Ruth Rocha

Dando continuidade ao projeto, a Caixa Viajante foi enviada, em 29 de agosto, para a Escola Plurilíngue 15 do Distrito Escolar 8, e ficará na instituição para uso dos professores e alunos até novembro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página