Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CCB-Bolívia recebe festejos dos santos Cosme e Damião

O Centro Cultural Brasil-Bolívia abriu as portas, no dia 27 de setembro de 2017, para festejar o dia dos santos Cosme e Damião, tradição mais conhecida no nordeste brasileiro como "Caruru de sete meninos", "Caruru de Cosme" ou simplesmente "Caruru".

O dia 27 de setembro é marcado no nordeste brasileiro por festas nas quais é oferecido, além dos doces para as crianças, o famoso "Caruru", preparação a base de quiabo, camarão e azeite de palma "dendê". A celebração é dedicada aos santos Cosme e Damião venerados no catolicismo popular brasileiro, assim como os "ibejis", entidades infantis relacionadas às religiões de raiz africana, como candomblé e a umbanda. Nos estados da Bahia e Pernambuco, por exemplo, o caruru é uma tradição popular tanto no interior como nas grandes cidades, onde as pessoas abrem as portas de casa para oferecer pratos e doces a sete crianças e em seguida compartilham com as demais pessoas presentes, garantindo assim uma boa sorte para todos. 

No dia 30 de setembro, 18 estudantes do período vespertino, orientados pela professora Suely Aguiar, encenaram a tradição nordestina do "Caruru de São Cosme e São Damião".

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página