Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Visita do Embaixador do Brasil à Universidade Clermont Auvergne da França

O Embaixador do Brasil na França, Paulo C. de Oliveira Campos, em visita à cidade de Clermont-Ferrand, palestrou na "Maison des Sciences de l’Homme" no dia 28 de setembro de 2017. A capital da Região Auvergne acolhe a segunda maior comunidade lusófona na França, além de sediar a empresa Michelin, um dos grandes parceiros econômicos da França com o Brasil desde 1927.

Na Universidade Clermont Auvergne, o Embaixador assinou carta de intenções para mapeamento dos estudos luso-brasileiros no ensino superior francês, que fará levantamento das instituições, dos cursos, dos professores, dos pesquisadores e das disciplinas oferecidas na França. Existem atualmente vários acordos entre a Universidade Clermont Auvergne e universidades brasileiras – UFMG, UERJ, UFPE, UFRN –, bem como ainda os acordos assinados pela Academia Brasileira de Letras com o "Centre de recherches sur les littératures et la socio-poétique (CELIS)", chefiado pelo Professor Saulo Neiva, e também com a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).

Como gesto da amizade franco-brasileira, foi doada à biblioteca da universidade coleção de 31 livros sobre temas de política internacional e diplomacia, publicados pela Fundação Alexandre de Gusmão - FUNAG, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página