Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Semana da Cultura Brasileira em São Domingos

Para comemorar a Independência do Brasil, o Centro Cultural Brasil República Dominicana(CCB-RD), de 13 a 17 de setembro de 2017, organizou uma semana dedicada à cultura brasileira. Participaram, além dos estudantes e professores do Centro, membros da comunidade brasileira no país e representantes do governo e da população dominicanos.

Na noite de abertura, estudantes de um dos cursos intensivos do CCB-RD criaram "estátuas vivas", representando Cora Coralina, Getúlio Vargas e Pelé, e encenaram uma dramatização teatral da canção "País Tropical", de Jorge Ben Jor. Outros estudantes, ainda, montaram exposições sobre as mais importantes culturas estrangeiras que influenciaram a sociedade brasileira. Outro grupo montou um "Museu da Nossa Senhora Aparecida", para celebrar o 300° aniversário da aparição da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul.  

No dia 14, o Diretor do CCB-Haiti, professor Werner Garbers, proferiu a palestra "Interculturalidade e o CCB-Haiti", à qual se seguiu a apresentação de dança em ritmo de samba por grupo de alunas do CCB-RD.

No dia 15, canções brasileiras e dominicanas marcaram um sarau promovido por estudantes e ex-estudantes do Centro Cultural. Foram apresentados números de merengue, bachata e bossa nova. Houve, ainda, recital de poesias em português e espanhol, e o público presente participou cantando músicas dos dois países.

No dia 16, foi realizada feira gastronômica e oferecidos salgadinhos, pratos típicos e doces da culinária brasileira. Na ocasião foi montada uma feira de artesanato dominicano, e um grupo de brasileiros improvisou uma batucada.

Por último, o grupo de Teatro do CCB-RD, "Tinta no Palco", nos dias 16 e 17, apresentou a peça "O Visitante", de Hilda Hilst.

                                       

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página