Portal do Governo Brasileiro

Pular navegação e ir direto para o conteúdo

Poeta, tradutor, ensaísta, crítico de literatura e música, o brasileiro Augusto de Campos foi o vencedor do "Grande Prêmio de Poesia Janus Pannonius", no dia 23 de setembro de 2017. O evento, realizado na cidade de Pécs, foi coordenado pelo poeta e político Géza Szocs, presidente do "Pen Club" da Hungria.

O prêmio homenageia o grande poeta húngaro do renascentismo, Janus Pannonius (1434-1472) e é patrocinado pelo governo húngaro. Grandes poetas, como Adonis (Síria), Yves Bonnefoy (França) e Charles Bernstein (EUA), foram premiados em edições anteriores.

Ao prêmio, se seguiu, no dia 24, já em Budapeste, capital da Hungria, o lançamento de livro com poemas de Augusto de Campos traduzidos para o húngaro, no Cinema Nacional Uránia. A historiadora de artes Nancy Perloff, introduziu ao público a obra do poeta brasileiro. Em seguida, acompanhado de seu filho Cid Campos, o escritor interpretou alguns de seus poemas.

No dia 25, Augusto de Campos proferiu ainda palestra na Universidade Eötvös Loránd (ELTE) a convite do Departamento de Língua Portuguesa daquela instituição.