Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

2° Simpósio Internacional de Português Língua Estrangeira em Lima

Entre 19 a 21 de junho de 2017, profissionais peruanos da capital e do interior do país envolvidos com o ensino da língua portuguesa ocuparam o Centro Cultural Brasil-Peru para o 2° Simpósio Internacional de Português Língua Estrangeira em Lima. Professores, coordenadores pedagógicos, tradutores e intérpretes, além de representantes de centros de línguas, acompanharam a programação, que incluiu minicursos de capacitação, palestras de especialistas, mesas temáticas e fórum de discussão. Representantes do Centro de Estudos Brasileiros de Assunção e do Centro Cultural Brasil-Argentina também participaram do evento.

Foram objetivos do evento: (I)  o debate sobre a atualidade do ensino de português como língua estrangeira (PLE) no país, (II) ouvir especialistas, (III) intercambiar ideias e impressões, (IV) debater a utilização de materiais pedagógicos, (V) metodologia e preparação para o Celpe-Bras.

O público reagiu muito positivamente à palestra do professor Nelson Viana, da Universidade Federal de São Carlos, sobre "PLE na prática: interculturalidade e superação da interlíngua".  Também tiveram excelente repercussão a mesa redonda sobre ensino e aprendizado da língua portuguesa, organizada pelas coordenadoras pedagógicas Neucilene Silva e Jaqueline Moura, com o apoio da representante do Centro de Estudos Brasileiros de Assunção, professora Solange Viola,  e a exposição sobre aspectos contemporâneos do ensino da língua portuguesa do chefe do Setor Cultural e de Cooperação Educacional da Embaixada do Brasil em Lima, Jonas Paloschi.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página