Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Saiba mais sobre a diversidade e unidade da língua portuguesa

A Rede Brasil Cultural criou esse espaço com o objetivo de somar conhecimento e auxiliar os alunos participantes do IV Concurso de Redação da Rede Brasil Cultural que este ano terá como tema a "Diversidade e Unidade da Língua Portuguesa".

 

 

 

MATERIAIS DE APOIO

TEXTOS

           

                                   1.  Português na América.                                                          

       

    2. Português no mundo. 

                               3.      A língua é viva!                                                     

   

VÍDEOS

Link para o vídeo sobre as colonizações e a língua portuguesa 

Série de vídeos da TV Senado sobre a formação dos sotaques no Brasil 

 

 

Série do Jornal Hoje/TV Globo sobre sotaques no Brasil

 

  CPLP E A LÍNGUA PORTUGUESA

 

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 1996 e conta com nove membros: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A organização tem três objetivos: coordenação política; cooperação entre os países; e promoção e difusão da língua portuguesa.

Existe um órgão da CPLP dedicado exclusivamente ao objetivo de promoção do idioma: o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com sede em Cabo Verde/Praia. Uma ou duas vezes por ano, representantes de todos os países de língua oficial portuguesa reúnem-se na sede do IILP para tomar decisões conjuntas acerca de temas relacionados ao idioma.

Entre os principais projetos do IILP está o "Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC)" – uma base de dados que congregará todas as palavras que integram o vocabulário oficial de um país falante de português. Até o momento, o VOC reúne os vocabulários nacionais oficiais dos seguintes países: Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. A base de dados pode ser consultada no link: http://voc.cplp.org/.

Fim do conteúdo da página